Pular para o conteúdo principal

MORADORES DE RUA, O QUE JUNDIAÍ FAZ A RESPEITO ?

Moradores de rua, o que Jundiaí faz a respeito?
Tenho acompanhado o esforço do governo de Estado para acabar com as favelas. Na cidade de Jundiaí, onde moro, muito ouvi falar do “Jundiaí sem favelas”. Entendo por favelas casas construídas sem luxo e técnica e, na maioria das vezes, de madeira.  A favela tem luz, água e endereço fixo.
Já os moradores de rua são um tipo de nômade, a cada dia tem um novo endereço que muitas das vezes dura até o raiar do Sol.
Sem endereço fixo, sem luz, sem água e sem sanitários, são os excluídos que a sociedade muitas vezes fecha os olhos e finge que não existe.
 Lutar pelos moradores de rua é algo praticado pelos que pregam a caridade.
Morador de rua é um cidadão esquecido e quase não enxergamos, só tomamos conhecimento quando sentimos o cheiro forte e presenciamos os ninhos sujos.
Realmente morador de rua não tem vez, não dá voto e são excluídos.
Em Jundiaí existe morador de rua bem debaixo da prefeitura, na ponte da Nove de Julho tem uma ou duas famílias.

Poucos sabem, o morador de rua tem trabalho e não são pedintes, apenas uma pequena parcela pede dinheiro. Outra curiosidade é que muitos moradores de rua são doentes e abandonados pela família.  
O que um município pode fazer para socializar um morador de rua ? Existe um programa para capacitação e produção de renda para esses marginalizados? A secretaria de saúde tem um programa para identificar e tratar os morador de rua que for doente ? Você cidadão conhece algum programa de reabilitação para essas pessoas? Poucos sabem, morador de rua também é gente e precisa muito da ajuda do governo, só que passam despercebidos por toda a sociedade.
A pesquisa realizada pelo Ministério do desenvolvimento aponta que 50% dos moradores de rua de um município são do próprio município.  


“Em 2007, o Ministério realizou a contagem dos moradores de rua de 71 Municípios, sendo 48 com mais de 300 mil habitantes e 23 capitais, exceto São Paulo, Belo Horizonte e Recife que já haviam realizado pesquisas semelhantes, em anos anteriores. O levantamento, feito por uma empresa contratada pelo MDS – por meio de licitação – em parceria com a UNESCO, apurou as condições de vida dessa população, como existência de registro civil, nível de escolaridade, origem, saúde, entre outras informações. A contagem e o perfil traçado dos moradores de rua, pela pesquisa, foram ações fundamentais para a elaboração da proposta da Política Nacional.

O levantamento indicou que há no Brasil 31.992 pessoas com 18 anos ou mais em situação de rua. Detectou, também, que a população de rua não é composta por “mendigos” e “pedintes”. Do total de entrevistados, 72% trabalham em coleta de materiais recicláveis, na construção civil, como flanelinhas ou auxiliares de limpeza.

Direitos – A Política Nacional da População em Situação de Rua define princípios, diretrizes e ações estratégicas para a defesa e garantia dos direitos desse segmento. A proposta da Política Nacional é fruto da reflexão de quase dois anos do Grupo de Trabalho Interministerial criado por meio do Decreto e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além do MDS, participam do GTI os Ministérios da Saúde, da Educação, das Cidades, do Trabalho e Emprego, da Cultura, além da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, representantes do Movimento Nacional de Moradores de Rua, da Pastoral do Povo da Rua e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS)“.

Espero que o Município de Jundiaí desenvolva políticas publicas de reabilitação, inclusão e desenvolvimento sustentável para os moradores de rua e modifique essa triste realidade.

Comentários

  1. Boa tarde, Marco.
    Gostamos do seu texto e publicamos na nossa fan page com algumas respostas. Você pode ler neste link: https://www.facebook.com/abelhices/posts/355551454591306
    Estamos à disposição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEU FILHO MERECE UMA CHANCE, SEMPRE!

                                                              Muitos jovens são atraídos para a vida loka. Isso mesmo, um vida loka é "quem vive o momento", "quem tem poderes de Super-herói, - quem pode e decide quem vive e quem morre, é o dinheiro fácil, festas intermináveis... É estilo de  vida egoísta e solitário. Não se pensa nos familiares e nem nos amigos e parentes. Um estilo de vida que está fadado a cometer atrocidades e terminar numa valeta. Estilo de vida que extrai lágrimas de sofrimento de uma mãe e q ue certamente entristece e putrifica a família. Passado o entusiasmo, as consequências são inevitáveis. O caminho é dividido por 3 vias. A primeira é a morte. Isso mesmo! Um confronto com a polícia costuma ser fatal. O segundo é a cadeia. Todo tipo de privação e humilhação. O encarceramento tira o indivíduo do convívio social, seu direito de ir e vir é limitado. Perde-se o brilho dos olhos. É cana no criminoso. O terceiro é o amor. A interve

Entenda a Greve de Ônibus de Jundiaí

A Greve é uma das maneiras de busca dos interesses da classe trabalhadora. Paralisar a força coletiva de trabalho com o objetivo pressionar a classe patronal a posicionar-se numa mesa de negociações. A classe patronal –empregador- se recusa a conceder o aumento que a classe trabalhadora quer e oferece 9 % ao invés dos 17 % reivindicado. Com a recusa da classe patronal, a classe trabalhadora se reúne em assembléia no Sindicato e opta pela paralisação da força de trabalho. A partir de um momento em que se paralisa um serviço essencial para a população outros setores da sociedade passam a ser coadjuvantes. Em Jundiaí o poder executivo deve se pronunciar e, se caso for, tomar os serviços para administrar até que a greve tenha fim. Muitos usuários reclamam do preço da passagem e estamos diante de uma situação que o valor da passagem poderá sofrer reajuste. Recentemente tivemos aumento de preço dos combustíveis e com a reivindicação do aumento de salári

ALIENAÇÃO PARENTAL: VOCÊ PODE PERDER A GUARDA DO SEU FILHO!

É comum vermos os pais se unirem para cuidar dos filhos, mesmo estando separados. Essa prática é a mais indicada, pois gera um ambiente amigável e sadio para as crianças. Só que nem sempre é assim. Há momentos em que o casal usa a criança para se vingar do cônjuge que não vive no mesmo ambiente e isso é caracterizado como crime, além de prejudicar o desenvolvimento da criança. Recentemente, fui questionado pela mãe de um recém-nascido sobre a possibilidade dela impedir o pai de ter contato com a menina, já que estavam separados. O Código Civil diz que: “ A separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável não alteram as relações entre pais e filhos senão quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos ”. Alienação parental ocorre quando um dos pais tenta “programar” a criança para odiar o outro genitor. Um dos pais usa a criança para agredir, de forma indireta, o outro ou tenta controlar os sentimentos da criança em rel